CÂMARA MUNICIPAL DE ANANÁS ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO ANANAENSE PARA DIRETOR DA FABIC

sexta, 02 de dezembro de 2022

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro de 2022, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Ananás, a entrega de título de cidadão ananaense para o diretor-geral da FABIC, Dr. Nilton Elias. Ao iniciar os trabalhos, o presidente Ronaldão Guerreiro convidou o primeiro-secretário, vereador Livan, para fazer a leitura bíblica.

Em seguida, o presidente deixou o espaço aberto para que algum vereador apresentasse requerimentos. Logo, o vereador Zelú reforçou o requerimento que já tinha feito para o Executivo Municipal, solicitando que seja alugada uma casa em Araguaína para receber as pessoas que irão para tratamento de saúde.

Em seguida, o presidente convidou o diretor-geral da FABIC, Dr. Nilton Elias, para receber a placa de honraria. Após receber a placa, Dr. Nilton usou a tribuna e proferiu um discurso de agradecimento ao presidente da Câmara, Ronaldão Guerreiro, autor do Projeto que conferiu o título de cidadão, bem como ao Poder Legislativo pelo reconhecimento. Durante a sua fala, Dr. Nilton falou da sua trajetória acadêmica e como empresário, e agradeceu ao povo de Ananás, dizendo que é uma cidade boa para se viver.

Na sequência, o vereador Manoel Cabeleireiro usou a tribuna e agradeceu o Dr. Nilton pela implantação da faculdade em Ananás, e que as pessoas que desejarem fazer uma faculdade, não precisarão sair de Ananás.

Após a fala do vereador Manoel, o vereador Zelú usou a tribuna e falou sobre o Orçamento de 2023. Disse que o valor previsto é de mais de 45 milhões de reais. Ele disse que uma das suas preocupações é sobre a PEC dos enfermeiros, para que os profissionais da saúde tenham mais entusiasmo no trabalho. Falou também sobre o novo piso salarial para os professores.

O vereador Junior Rezende usou a palavra, e disse que que está muito feliz pela FABIC em Ananás, bem como o título de cidadão ao Dr. Nilton, mas que também, segundo ele, a Câmara tem um papel fundamental nesse processo, que foi a doação do terreno para a construção da faculdade. E isso vai ajudar muito para as famílias que têm filhos estudando em outras cidades.

Na sequência, o vereador Livan também a agradeceu a todos e falou da importância da FABIC para o município.  Para ele, a vinda da faculdade para Ananás, vai ajudar muitas famílias do município, tendo em vista que quando os jovens vão estudar em outra cidade, com certeza as despesas vão aumentar, e a implantação de uma faculdade em Ananás, vai gerar emprego no município. Ele também agradeceu o empenho do prefeito Valdemar para a implantação da faculdade.

O vereador Carlito Bacuri, também usou a palavra e agradeceu o Dr. Nilton por trazer para Ananás a FABIC. Ele disse que está à disposição para ajudar a melhorar o município. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um apelo para a população no sentido de passar as informações para os recenseadores do IBGE.

Logo depois das falas, o presidente colocou em votação os seguintes projetos:

• Primeira discursão e votação ao Projeto de Lei nº 15/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que estima a Receita e Fixa a despesa do Município para o exercício de 2023;
  • Primeira discursão e votação ao Projeto de Lei nº 16/2022, do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária para o exercício do ano de 2023;
  • Primeira discursão e votação ao Projeto de Lei nº 22/2022, do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Alimentação escolar – CAE.

Após colocar em votação, os três projetos de leis foram aprovados por todos os vereadores.

Antes de encerrar a sessão, o presidente agradeceu os vereadores por terem aprovado o título de cidadão para o Dr. Nilton. O presidente disse que está muito feliz em poder dar um título para uma pessoa que vem contribuindo para o desenvolvimento do município.

Estiveram presentes na Sessão, o vice-prefeito Idemar Furmiga, parentes do diretor da FABIC e demais autoridades.

Assista na íntegra a sessão clicando no link abaixo: